Categorias: Dica de Suplementação

Vitamina D: suplementar ou não?

Inúmeros estudos recentes demonstram que níveis mais elevados de vitamina D ajudam a prevenir doenças como Depressão Diabetes, Câncer, Esclerose Múltipla, além de melhorar o sistema imunológico e cardiovascular. Aproximadamente 3000 genes precisam da vitamina D para que seus produtos funcionem adequadamente.

A vitamina D é produzida pelo nosso corpo quando somos expostos aos raios Ultravioletas B do sol e essa é a melhor forma de manter seus níveis elevados. Entretanto, são necessários alguns cuidados: o sol deve estar forte (entre 10h e 16h) e a exposição deve ser de 10 a 15 minutos, não usar fotoprotetor (pode usar apenas na face) e não pode ser através de vidros. Outro problema é que, nos Estados do sul, mesmo no período de sol intenso, durante o inverno a quantidade de raios UVB que conseguem atravessar a camada de ozônio é muito reduzida.  

Para contornar esse problema podemos recorrer a vitamina D sintética amplamente disponível em farmácias. A quantidade da reposição dependerá do seu nível atual de vitamina D e a reposição deve ser calculada por um médico. O ideal é manter um valor de aproximadamente 60 a 80ng/ml de sangue.

Procura um renomado Médico em Cascavel/PR para cuidar da sua saúde de maneira global – MENTE e CORPO? Agende sua consulta com o Dr. Paulo Sarturi pelo WhatsApp (45) 99961-6464.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *