Categorias: Dicas de Saúde

Ansiedade Generalizada: O que é, Sintomas e Como Tratar

Você sofre com Ansiedade? Antes de mais nada, preciso te dizer que esse distúrbio tem tratamento.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é um distúrbio que causa grande sofrimento em parcela importante da população, dados epidemiológicos mostram que aproximadamente 5 a 6% de toda a população apresentará o quadro no decorrer da vida

O TAG é caracterizado por ansiedade e/ou preocupações excessivas, de difícil controle e que geram sofrimento ou prejuízo ao paciente em situações ou circunstâncias comuns da vida diária. A duração do transtorno é variável, em alguns casos pode perdurar por muitos anos ou até mesmo por toda a vida. É um problema mais frequente no sexo feminino e em adultos jovens.

Não há uma causa específica para o TAG, sabe-se que fatores genéticos, eventos de vida traumáticos, fatores neurobiológicos (estrutura cerebral), estilo de vida, doenças sistêmicas, alimentação e outros estão envolvidos. Estudos apontam que estes fatores alterariam o funcionamento cerebral de importantes neurotransmissores (GABA, serotonina e noradrenalina) e que o Transtorno Depressivo é a principal comorbidade associada ao problema.

Para estabelecer o diagnóstico de TAG é necessário que o médico avalie minunciosamente o paciente para afastar outras causas de sintomas semelhantes, por exemplo hipertireoidismo, déficits nutricionais, uso de medicações e outros. É imprescindível uma avaliação completa da saúde mental do paciente para estabelecer o diagnóstico e evitar erros de diagnóstico com transtornos mentais semelhantes.

Tratamento

O tratamento que apresenta melhor resposta é a combinação de um medicamento antidepressivo (por exemplo: escitalopram, paroxetina ou sertralina) associado à Terapia Cognitiva Comportamental). Nos indivíduos que não apresentam resposta satisfatória é possível associar antidepressivos e utilizar outras classes de medicamentos psicoativos.

A duração do tratamento deve ser de pelo menos 12 meses após a recuperação do paciente, com intuito de reduzir a possibilidade de recaídas (apresentar novo episódio de TAG).

Também existem evidências de benefícios com a redução do uso de cafeína, nicotina, álcool, com a prática de exercícios físicos, meditação, acupuntura e alguns fitoterápicos e suplementos como tratamentos adjuvantes.

*Lembre-se o uso de medicamentos, até mesmo naturais (fitoterápicos), sem prescrição médica, pode trazer malefícios e piora do quadro. Consulte o seu médico de confiança antes de iniciar qualquer tratamento, ele está preparado para lhe ajudar a recuperar a alegria e qualidade de vida que você merece.

O que Dizem os Pacientes:

Gabriel Kerber
Gabriel Kerber
06/01/2023
Olha, já passei por 5 médicos, todos eles sempre me entupiram de remédios e nunca fiquei realmente bem, o Dr. Paulo primeiro me encheu de exames para ver se eu tinha alguma outra coisa além de depressão, e descobrimos que eu tinha hipotireoidismo, nenhum outro médico sequer pensou nisso, gosto do Dr. Paulo porque ele realmente se importa com os pacientes, se não melhor, ele é do nível da Dra. Ana Beatriz Barbosa, grande médico!🤝🏻
Sonia Ingrid
Sonia Ingrid
18/07/2022
Dr Paulo excelente médico. Sempre que precisamos o atendimento é excelente. Só agradecimento. Gratidão
Edna Oliveira
Edna Oliveira
09/06/2022
Profissional atencioso, atende sem pressa possibilitando tirar dúvidas durante a consulta, além de atender por WhatsApp tidas as vezes necessárias. É um profissional que valoriza a queixa do paciente e entende a ansiedade dos familiares. Recomendo.
Jeanne Pires
Jeanne Pires
17/09/2021
Super indico DR Paulo, além de ser um excelente profissional, é prestativo, muito educado e dedicado ao seu paciente e agora com essa novidade maravilhosa que é atendimento domiciliar. Parabéns DR. Paulo, pela pessoinha tão especial que és !!!
Mari Mello
Mari Mello
16/08/2021
Ótimo profissional, um médico em que podemos confiar, passa as informações de maneira clara, responde todas as perguntas,atende com calma e todo o carinho, meu pai confia e gosta muito do Dr.Paulo
dadagge ttre
dadagge ttre
16/08/2021
Atendimento maravilhoso.super recomendo principalmente o cuidado que teve com minha avó que é de idade.medico muito competente.
Arthur Araújo
Arthur Araújo
15/08/2021
Recomendo o Dr Paulo Sarturi, com vários anos de experiência na área médica a agora com maior enfoque no cuidado individualizado e personalizado!

Procurando Médico em Cascavel/PR para tratar Ansiedade? Agende sua consulta com o Dr. Paulo Sarturi CRM-PR 33548 pelo telefone ou WhatsApp (45) 99961-6464.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *