Categorias: Dica de Suplementação

Ômega 3-6-9 ou Ômega 3 isolado? Descubra qual você deve tomar

A família dos Ácidos Graxos Essenciais (aqueles que só podem ser obtidos na dieta) ÔMEGA é famosa por seus comprovados benefícios à saúde. É relativamente comum encontrarmos esse suplemento na forma de Ômega 3 (isolado) ou em associação com os Ômegas 6 e 9. A questão é: devo usar um ou outro?

O Ômega 3 é composto principalmente por 2 ácidos graxos essenciais (EPA – importante para o sistema cardiovascular / DHA importante para o metabolismo cerebral) presentes em grande quantidade no óleo de peixes marinhos de águas frias. A família ômega 3 apresenta importante atividade antiinflamatória o que diminui a agressão de radicais livres ao cérebro, sistema cardiovascular e todos os demais órgãos, sendo considerado um excelente suplemento a ser consumido por todos, salvo raras exceções (portadores de algumas doenças gastrointestinais e algumas pessoas que utilizam anticoagulantes).

Os Ômegas 6 e 9 já são consumidos em excesso, o primeiro em grãos/cereais e o segundo é fartamente encontrado no óleo de oliva, por exemplo.

O problema surge no fato de que os Ômegas de classe 6 apresentam atividade inflamatória o que, de modo geral, favorece o surgimento de doenças. Para mantermos um equilíbrio ideal deveríamos manter uma proporção de 2 ômegas 6 para 1 ômega 3. Na alimentação tradicional das sociedades ocidentais esse valor chega a mais de 20 Ômegas 6 para 1 Ômega 3, um claro desequilíbrio que favorece a formação de processos inflamatórios e radicais livres.

Dessa forma, não é indicado adquirir suplementos com os ômegas (3, 6 e 9), pois os dois últimos já existem em grande quantidade na dieta tradicional e não contribuirão para a melhora do equilíbrio/relação entre os Ômegas 6 (inflamatório):3 (antiinflamatório).

Outra informação importante é que o ômega 3 deve ser de qualidade, com certificação de que seja isento de metais pesados. Existe a IFOS (International Standard Oil Fish) que faz essa certificação, e é possível conferir se a marca e o lote foram classificados, aqui.

Um outro modo de identificar produtos falsificados é colocar uma cápsula na geladeira, o óleo deve manter-se líquido mesmo em baixas temperaturas no caso de ser autêntico.

Procura um renomado Médico em Cascavel/PR para cuidar da sua saúde de maneira global – MENTE e CORPO? Agende sua consulta com o Dr. Paulo Sarturi pelo WhatsApp (45) 99961-6464.