Categorias: Dicas de Saúde

Depressão não é frescura! Entenda as causas, sintomas e tratamentos

Tristeza, desânimo, sensação de “tanto faz como tanto fez” são alguns dos sintomas de Transtorno Depressivo, que cresce no Brasil e em todo o mundo. Depressão não é frescura, é uma doença, e tem tratamento.

Os Transtornos Depressivos (ou simplesmente TD) causam grande impacto à saúde física, mental e à qualidade de vida. Sua incidência no Brasil, bem como no mundo, vem aumentando rapidamente. Estudos mostram que entre 5 e 17% da população mundial sofrem ao menos um episódio de TD durante toda a vida.

Indicadores e características de Depressão

As características mais marcantes dos TD são o humor triste e o desânimo, que acometem o paciente de forma desproporcionalmente intensa e mais duradoura (pelo menos duas semanas) do que nas pessoas sem o transtorno.

Fazem parte do quadro sintomas como: tristeza na maior parte do dia, choro fácil, apatia (sensação do tipo “tanto faz como tanto fez”), irritabilidade, desânimo, anedonia (perda da capacidade de sentir prazer, mesmo pelo que gostava muito), lentificação do pensamento e do agir, angústia, desespero, ansiedade e desesperança.

Também podem surgir fadiga intensa, aumento ou diminuição do sono, aumento ou diminuição do apetite,diminuição do desejo sexual, piora da autoestima, dificuldade de concentração e memória.

Vontade de desaparecer, dormir para sempre

Os pensamentos tendem a ficar negativos e pessimistas, podendo surgir ideias de morte (vontade de desaparecer, dormir para sempre) e ideação, planos e atos suicidas.

Nos casos mais graves de TD pode ocorrer evolução para catatonia (não come, não fala, não reage a nada), delírios (de ruína, de culpa, de não sentir algum órgão do corpo) e alucinações auditivas (vozes com conteúdo depressivo ou depreciativo, que são percebidas pelo paciente como reais).

Diferença entre luto intenso e TD

Uma dúvida comum é em relação a como diferenciar o Luto Intenso dos quadros de TD. No luto intenso a tristeza está muito relacionada à perda e tende a diminuir ao longo de semanas ou meses. A tristeza ocorre em “ondas” relacionada à lembrança da pessoa perdida. A tristeza e a angústia são mais centradas em pensamentos sobre a pessoa, o pensamento típico é do tipo “por que não disse o quanto a amava?”. Já o pensamento “suicida”, quando ele ocorre, é do tipo “gostaria de morrer para me juntar a ela”.

Na depressão a tristeza está relacionada a praticamente toda a vivência e não parece melhorar com o tempo. Normalmente a tristeza e o desânimo são constantes, com pouca variação no decorrer dos dias. O pessimismo e as ruminações abrangem mais do que os relacionados àperda. São comuns pensamentos do tipo: “Não sirvo p’ranada, nunca vou melhorar!” ou “Quero morrer para aliviar o sofrimento! Se eu morrer será melhor para todo mundo!”.

As possíveis causas e tratamento

As causas para o desenvolvimento de TD são diversas: genéticas, alterações do desenvolvimento cerebral, experiências durante a vida, estilo de vida, orgânicas (problemas de saúde diversos) entre outras.

O tratamento com medicamento envolve o uso de antidepressivos, ansiolíticos (para reduzir a ansiedade) e em alguns casos, associação com outros medicamentos psicoativos e suplementos. Também são importantes o tratamento psicológico e mudança de hábitos de vida (alimentação, convivência social, atividade física).Geralmente é possível devolver ao paciente a qualidade de vida que ele tinha, ou pelo menos melhorá-la de forma substancial.

Avaliação médica é primeiro passo

É muito importante a avaliação por um médico antes de iniciar qualquer tratamento para depressão para investigar o tipo de TD que acomete o paciente e descobrir as suas possíveis causas. Em alguns casos a depressão pode estar sendo causada por alguma outra doença ou carência nutricional e após o seu tratamento, o paciente retorna ao seu normal, mesmo sem medicação psicoativa.

Outro ponto muito importante que será investigado pelo médico é a possibilidade de o paciente ter outros transtornos mentais que podem estar simulando um TD e para os quais o uso de antidepressivos poderia piorar muito o quadro do paciente, como, por exemplo, o Transtorno Bipolar em sua fase depressiva.

*lembre-se: o uso de medicamentos, até mesmo naturais (fitoterápicos) pode trazer malefícios e piora do quadro. Consulte o seu médico de confiança antes de iniciar qualquer tratamento. Ele está preparado para lhe ajudar a recuperar a alegria e qualidade de vida que você merece.

Cuide da sua Saúde Mental! Agende agora mesmo sua consulta com o Dr. Paulo R. Sarturi pelo Telefone/WhatsApp: (45) 99961-6464.